top of page

Reabilitação e ampliação de moradia - eabilitação e ampliação de uma moradia em Valença. Mais um projeto sui generis e mais um repto para a Eco||Sistema. Um projecto just-in-time em loco: o programa do proprietário alterou-se no decurso da obra, e houve necessidade de ajustar todo o programa no decorrer da obra.

Client:

Year:

Reabilitação e ampliação de uma moradia em Valença. Mais um projeto sui generis e mais um repto para a Eco||Sistema. Um projecto just-in-time em loco: o programa do proprietário alterou-se no decurso da obra, e houve necessidade de ajustar todo o programa no decorrer da obra. Para albergar o novo programa houve necessidade de ampliar o projeto inicial em 45m2.
Não posso chamar-lhe restauro ou reconstrução porque da pré existência só se aproveitaram as paredes em pedra, tudo o demais foi uma construção completamente nova: tanto na forma como os seu usos. O piso -1 albergou um quarto, instalação sanitária e sala multiuso que comunicava com um pátio interior. O piso 0 albergou três quartos duas instalações sanitárias, uma delas privativa, sala e cozinha.
Para a construção optou-se por estrutura de madeira de abeto maciço, em sistema “Bone timber”, com lajes em madeira lamelada -(Glulam-glued laminated timber). O acabamento interior foi todo em placas de gesso cartonado, exceto nas lajes da cave, que se deixou a estrutura de madeira à vista. No acabamento exterior a norte e poente utilizou-se ripado em fachada ventilada em pinho nacional (Pinus pinaster), tratado em sistema autoclave. A sul e nascente, restaurou-se as paredes com isolamento contínuo pelo interior.

bottom of page